Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Bolsonaro: demarcação indígena impede exploração de commodities

Presidente falou sobre o assunto ao comentar a reunião que terá nesta segunda com o ministro de Negócios Estrangeiros da França

Brasil|Do R7

  • Google News
Bolsonaro diz que Brasil vive de commodities
Bolsonaro diz que Brasil vive de commodities

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feiraa (29) que a demarcação de terras indígenas está "inviabilizando o nosso negócio". "O Brasil vive de commodities, daqui a pouco o homem do campo vai perder a paciência e vai cuidar da vida dele. Vai vender a terra, aplicar aqui ou lá fora, e cuidar da vida dele. A gente vai viver do quê? O que nós temos aqui além de commodities?", questionou o presidente.

Bolsonaro falou sobre o assunto ao comentar a reunião que terá nesta segunda com o ministro de Negócios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, no Palácio do Planalto. Segundo ele, o ministro francês "não vai querer falar grosso" sobre assuntos relacionados ao meio ambiente porque "vai ter que entender que mudou o governo do Brasil".


"Eu vou receber o premiê francês, se não me engano, para tratar de assuntos como meio ambiente. E ele não vai querer falar grosso comigo, ele vai ter que entender que mudou o governo do Brasil. Aquela subserviência que tínhamos no passado de outros chefes de estado para com o primeiro mundo não existe mais", afirmou.

"Se fosse outro governo qualquer, quando estava em Osaka (Japão), no G20, quando viesse para cá demarcaria mais 10 15, 20 reservas indígenas. Está inviabilizando nosso negócio", reclamou o presidente.

Na mesma entrevista, Bolsonaro voltou a afirmar que pretende legalizar o garimpo no País, o que inclui a liberação da atividade em terras indígenas. Também questionou o fato de que as terras indígenas demarcadas no Brasil ficam em áreas "riquíssimas" e disse que ONGs (Organizações Não Governamentais) estrangeiras querem "ter para si a soberania da Amazônia".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.