Bolsonaro quer conhecer dados sobre desmate antes de divulgação
Segundo o presidente, os números do levantamento do Inpe são muito altos e é necessário ter "mais responsabilidade" na divulgação
Brasil|Do R7
O presidente Jair Bolsonaro questionou novamente nesta segunda-feira (22) a divulgação de dados do monitoramento de desmatamento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Segundo ele, os números são muito altos e é necessário ter "mais responsabilidade" na divulgação dos números.
"O chefe do Inpe será ouvido pelos ministros, para conversar com ele para que isso não continue acontecendo", disse. "É o mesmo que um cabo passar uma notícia sem passar pelo capitão, coronel ou brigadeiro. Não está certo isso aí."
Leia também: 'Índices de desmatamento na Amazônia são manipulados', diz ministro Augusto Heleno
Bolsonaro questionou a interpretação dos dados. "Quando você pega os dados, a pessoa conduz para aquele lado", afirmou.
Segundo o presidente, "o mundo inteiro leva em conta" a questão ambiental e a divulgação de dados negativos pode prejudicar negociações bilaterais e do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Na última sexta-feira, Bolsonaro, em café da manhã com jornalistas estrangeiros, disse que os dados que mostram aumento da perda da floresta em junho e neste início de julho são mentirosos. Ele também insinuou que o diretor do Inpe, Ricardo Galvão, esteja "a serviço de alguma ONG (organização não governamental)".