Bolsonaro: vamos liberar recursos do FGTS para Bahia e Minas
A liberação, porém, depende de indicação prévia por parte das prefeituras que decretarem estado de calamidade pública
Brasil|Do R7
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na manhã deste sábado (11), que a Caixa vai liberar o saque do FGTS para moradores de áreas atingidas por enchentes no sul da Bahia e norte de Minas. A liberação dos recursos, porém, depende de indicação prévia por parte das prefeituras que decretarem estado de calamidade pública.
"Tivemos há aproximadamente 48 horas uma catástrofe no sul da Bahia e norte de Minas. Em torno de 55 municípios foram atingidos, com enchentes, destruição de obras viárias. De imediato, determinamos aos ministros Rogério Marinho e João Roma pra assumir a vanguarda do que pode ser feito pros nossos irmãos, bem como também o ministro Braga Netto", disse Bolsonaro, após participar de evento na Escola Naval, no Rio. "Estamos prontos para colaborar, mas precisamos ser provocados pelos respectivos governadores ou prefeitos."
Ao lado dele, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que o saque poderá ser feito em até cinco dias após a indicação das prefeituras. "O que precisa agora é as prefeituras indicarem os bairros — ou é toda a cidade, ou é parte. Ao fazerem isso, nós pagamos em até cinco dias, utilizando agências, lotéricos, correspondentes ou aplicativo Caixa TEM", afirmou Guimarães, que ressaltou que o saque será do valor que houver em conta, até o limite de R$ 6.220,00.