Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Calor no Sul, frio no Nordeste, seca no Sudeste... Entenda o tempo maluco do Brasil dos últimos dias

Mudanças climáticas pegaramm muitos brasileiros despreparados em diversas regiões do País

Brasil|Alexandre Saconi, do R7

  • Google News

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deve ter sol forte e enfrentar um calor de 27°C no próximo sábado (22). No interior de Sergipe, cidades registram temperaturas abaixo dos 13°C.

No Sudeste, o clima seco acima do normal para a época e São Paulo sem chuvas há 25 dias. O que está acontecendo com o clima no Brasil?


A aparente bagunça no clima do País tem uma explicação. Entenda, no texto abaixo, por que o tempo está tão estranho na sua região, a começar pelo calor na região Sul.

Sul


Em pleno inverno no hemisfério Sul, a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, enfrentou temperaturas que chegaram aos 30°C nos últimos dias. Em época de frio na região mais fria do País, essa média causa estranhamento. A explicação para isso parece complicada, mas não é. 

Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia, explica que as temperaturas médias para essa época do ano estão em torno de 5°C acima da média para esta época do ano. Mas não é só no Sul: o nível alto do termômetro também é sentido desde o oeste do Mato Grosso até a divisa com o Uruguai.


O motivo é o seguinte: um bloqueio atmosférico provocado pela massa de ar quente que sopra do interior do continente rumo ao sul. Com isso, a massa de ar polar vinda de fora do Brasil, especialmente da Patagônia, não consegue avançar rumo ao território brasileiro, que permanece quente.

Junto a isso, falta umidade na região Sul, que não registra nuvens carregadas. A previsão é de que, nos próximos, o bloqueio perderá intensidade e já deve chover um pouco ainda nesta quarta-feira (19). Essas pancadas, porém, não devem ser intensas, tendo mais ventos e trovoadas.


Na quinta-feira (20), o interior de Santa Cataria deve registrar mais frio. Em Porto Alegre, na sexta-feira (21), a temperatura deve oscilar entre 18°C e 21°C. Já no sábado, a máxima pode chegar a 27°C.

Sudeste

A região Sudeste tem registrado temperaturas em torno de 5°C acima da média nesta época do ano. Apenas na cidade de São Paulo, os valores estão entre 3°C e 4°C acima da média para o período.

Já a partir desta quarta-feira (19), a formação de nuvens em São Paulo deve se intensificar e provocar pancadas de chuva, mas nada de chuvas intensas. Segundo o CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a tendência é que estas temperaturas fiquem estáveis, chegando aos 33°C no oeste do Estado de São Paulo.

A região norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais vão apresentar nuvens e chuvas isoladas nesta quarta-feira. Nos próximos dias, o litoral norte de São Paulo e o Rio de Janeiro devem ficar nublados, com o breve avanço das massas úmidas sobre a região.

Nordeste

Algumas cidade da região Nordeste, principalmente no interior de Sergipe, têm registrado temperaturas baixas nesta época do ano.

Pode parecer anormal, mas esse índices são fatores isolados, apontam os dados climatológicos.

Segundo Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia, a variação das temperaturas na região está dentro da normalidade. Porém, as pessoas não estão acostumadas com esse frio, ainda mais, nessa época do ano.

A causa desta baixa temperatura são os ventos úmidos que vêm do mar e sopram perpendicularmente em direção à costa brasileira. Como esse vento vem com umidade, ela dificulta a elevação das temperaturas.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

As cidades que vêm registrando temperaturas mais baixas são aquelas em maior altitude, que têm céu claro e perderam calor durante a madrugada. Com isso, houve a sensação de frio, principalmente pela manhã.

Nesta quarta-feira, a temperatura máxima registrada na região deve ser de 38°C, no norte do Piauí, e a mínima, de 15°C, no oeste da Bahia.

Norte

Para os próximos dias, segundo o CPTEC/Inpe, a região Norte registrará uma temperatura estável.

No oeste do Amapá, passando pela região noroeste do Pará, em Roraima e no norte do Amazonas, deve haver nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas.

Em outras regiões do Pará, no Tocantins, no sul do AM e em Rondônia, haverá o predomínio de sol. Nas demais áreas da região deve haver sol e poucas nuvens nos próximos dias.

A região sofre influência do El Niño, segundo o último boletim Infoclima, do CPTEC/Inpe. Seus efeitos registrados no Brasil despontam com a acentuada redução das chuvas no norte das regiões Norte e Nordeste nos últimos meses.

Centro-Oeste

A região Centro-Oeste manterá temperatura estável nos próximos dias. O Mato Grosso do Sul terá sol e poucas nuvens. Nas demais regiões, o predomínio é de sol para os próximos dias.

Nesta quinta-feira, a temperatura máxima da região deve ocorrer no Mato Grosso, com 40°C no sudoeste do Estado. A mínima deve ocorrer no leste de Goiás e no DF, com 14°C.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.