Clube inglês perde patrocínio por causa de gesto controverso de Anelka
Brasil|Do R7
A empresa de classificados online Zoopla, principal patrocinadora do West Bromwich Albion, da primeira divisão inglesa, anunciou nesta segunda-feira que encerrava seu contrato com o clube no final da temporada em razão de um gesto controverso realizado pelo atacante francês Nicolas Anelka.
Em 28 de dezembro, o ex-atacante do Chelsea e do Real Madrid tinha comemorado um gol com uma 'quenelle', gesto inventado pelo polêmico humorista francês Dieudonné, que teve apresentações proibidas nas últimas semanas por causa do conteúdo antissemita do espetáculo.
Realizada com um braço estendido para baixo e outro tocando o ombro, a 'quenelle', que tem seu nome inspirado em uma tradicional receita de linguiça de peixe francesa, é um gesto que Dieudonné define como "anti-sistema", mas que alguns observadores definem como uma 'saudação nazista ao inverso'.
"A Zoopla reavaliou sua posição nas últimas semanas após o gesto de Nicolas Anelka e decidiu focar em outras atividades de marketing ao final da temporada", explicou a patrocinadora em um comunicado.
De acordo com a imprensa britânica, a Zoopla, que tem entre seus proprietários o empresário judeu Alex Chesterman, tinha assinado um contrato de três milhões de libras (3,6 milhões de euros) para estampar seu nome na camisa do WBA por dois anos.
Anelka corre o risco de ser suspenso por cinco jogos se a Federação Inglesa, que abriu um inquérito, considerá-lo culpado de discriminação.
O atacante francês foi titular nesta segunda-feira, na partida contra o Everton, pela 22ª rodada da Premier League, e o nome da Zoopla ainda aparecia na camisa do clube.
alm/jcp/lg/dm














