Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça as construtoras brasileiras investigadas na Lava Jato no Peru

Cerca de quase 40 autoridades e funcionários públicos peruanos já convocados a depor

Brasil|Lumi Zúnica, especial para o R7

Fontes ligadas à comissão do Congresso que investiga a Operação Lava Jato no Peru, revelaram os nomes dos principais executivos brasileiros investigados pelos congressistas.

A comissão, presidida pelo parlamentar Juan Pari e integrada por outros seis parlamentares, investiga supostas “coimas” (subornos) pagos pelas construtoras brasileiras para obtenção de vantagens na contratação de obras públicas peruanas de grande porte.

Nas citações publicadas no Diário Oficial El Peruano, pode-se ler “’Comissão investigadora’ encarregada de investigar o pagamento de supostos subornos a funcionários peruanos por parte das empresas brasileiras Odebrecht, Camargo Correa, OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e outras... cumpre em citar...”

Os editais ainda informam que os convocados poderão se apresentar acompanhados de advogado.

Publicidade

Além de quase 40 autoridades e funcionários públicos peruanos já convocados a depor na comissão, alguns representantes de construtoras brasileiras começaram a ser chamados para prestar depoimento.

Leia mais notícias de Brasil no Portal R7

Publicidade

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Entre os peruanos estão o ex-presidente peruano Alejandro Toledo, um ex-auditor-geral da República e três ex-ministros, o de Economia e Finanças, Transportes e Comunicações e o de Energia e Minas, além de procuradores, fiscais da República e ex-diretores de estatais.

Publicidade

Os primeiros brasileiros convocados no dia 9 de fevereiro foram Alexander Alves de Mendonça, ex-gerente de contratos da OAS Peru, e José Henrique Simões Barata, representante da Odebrecht. Nenhum dos dois executivos compareceu. Junto a eles, foi convocado o ex-ministro de Economia e Finanças do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, que prestou depoimento.

Já na sessão do dia 23 de fevereiro, Jorge Barata, da Odebrecht, se apresentou perante a comissão. Os depoimentos permanecem em sigilo.

Segundo o presidente da Comissão de Investigação, também foram convocados a comparecer no dia 3 de março os executivos Marcos de Moura Wanderlei e José Alexandre Alves Pereira Neto.

Wanderley foi representante da construtora Camargo Correa desde 2002 além da Galvão Engenharia e outras construtoras e mantinha uma relação afetiva com Rocío Calderón Vinatea, funcionária do Organismo Supervisor das Contratações do Estado e ex-assessora da OAS. Wanderlei deverá prestar declarações sobre diversos contratos firmados pelas empresas que representava.

José Alexandre foi gerente de Construções e Comércio da Camargo Correa e foi convocado a dar explicações sobre o Projeto de Irrigação Alto Piura e sobre o processo licitatório da Adutora da Planta de Tratamento de Água Potável de Huachipa e seu ramal Norte, além de outros assuntos a serem abordados.

Além deles, também foi convocado o ex-ministro de Transportes e Comunicações Enrique Cornejo Ramírez para falar sobre a rodovia Interoceânica (IIRSAs), e outros temas de interesse da comissão.

Mas a lista não acaba por aqui. Veja a relação dos executivos que deverão ser chamados a prestar declarações conforme revelado pelos investigadores à nossa reportagem:

Adarico Negromonte

Alberto Youssef

Alceu Ferreira Filho

Alexandre Alves de Mendonça

Alexandre Portela Barbosa

Alexandrino de Sales Ramos de Alencar

Alvaro Pereira Novis

André Giavina Bianchi

Antonio Claret de Matos Guedes

Antonio Oliveira Claramunt

Aristóteles Santos Moreira Filho

Bernardo Schiller Freiburghaus

Alexandre de Souza Rocha

Emilio Odebrecht

Erlon Arfelli

Belisario Wermus

Felipe Belisario Wermusdit

Fernando Antonio Falcão Soares

Fernando Migliaccio da Silva

Fernando Monteiro Neto

Gerson de Mello Almada

Jayme Alves de Oliveira Filho

Jean Pierre Laboureix

Jorge Barthelmess

José Aldemário Pinheiro Filho

José Antonio Sobrinho

José Dirceu de Oliveira e Silva

José Ricardo Nogueira Breghirolli

Julio César Andrade Moura

Leonardo Meirelles

Luis Favre

Luis Fernando de Castro Santos

Luiz Antonio Mameri

Marcelo Bahia Odebrecht

Marcos de Moura Wanderley

Paulo Roberto Costa

Pietro Giavina Bianchi

Rafael Ângulo

Ramesh Agrawal Fernández

Raymundo Trinidade Serra

Ricardo Ribeiro Pessoa

Roberto Trombeta

Rocío Calderón de Vinatea

Rodolfo Beltrán Bravo

Walfredo de Asis Ribeiro

Zaida Sisson de Castro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.