Conselho Nacional do MP debate redes sociais e pedofilia
Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, encontro online, a ser realizado em 28 de abril, está com inscrições abertas
Brasil|Do R7
O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) promoverá, no dia 28 de abril, evento online para debater e divulgar informações sobre a navegação segura de crianças e adolescentes na internet. O encontro virtual "Redes Sociais e Pedofilia: diagnósticos e soluções" será realizado pela Cije (Comissão da Infância, Juventude e Educação) do CNMP e contará com a presença de membros do Judiciário, MP e Congresso Nacional.
Leia também
Conforme o presidente da Cije, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr., a reunião visa alertar para a importância das medidas de prevenção e repressão a abusos sexuais cometidos por meio virtual.
"Nossa intenção é jogar luz ao problema, estimular o Judiciário, o Ministério Público e o Parlamento a tomarem medidas no sentido de prevenir os problemas que a internet gerou e que são sempre muito antecendentes à reação do Justiça e do Legislativo", afirmou Rodrigues Jr.
Programação com expositores e temas:
- ministro do STJ Rogerio Schietti - Estupro de vulnerável incitado por meio virtual;
- deputada federal Leandre Dal Ponte - O Poder Legislativo e o enfrentamento da pedofilia;
- deputado federal Roberto Alves - Sexting: como prevenir e quando denunciar?;
- juíza federal instrutora no STJ Simone Lemos Fernandes - As inovações tecnológicas e as novas formas de agressão à dignidade das crianças e dos adolescentes;
- promotora de Justiça do MP/RS Denise Casanova Villela Programa - MP On - prevenção da violência sexual cibernética na infância e juventude.
"Queremos dar visibilidade à comissão, que tem foco muito forte no combate à pedofilia, e voz a atores importantes nessa luta. É uma bandeira [do colegiado]", afirmou o conselheiro Rodrigues Jr. "O grande foco de captura de crianças e adolescentes acabou se tornando na internet. O evento é uma maneira do CNMP expor um problema que precisa ser enfrentado pela sociedade e que, por diversas vezes, envolve pessoas poderosas."
De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no ano passado 2.888 denúncias de abuso sexual físico, abuso sexual psíquico e exploração sexual foram registradas, totalizando 3.366 violações contra crianças e adolescentes.
Serviço
O que: evento virtual "Redes Sociais e Pedofilia: diagnósticos e soluções"
Quando: 28 de abril, das 14h30 às 18h30
Público-alvo: membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos, conselheiros tutelares e estudantes
Inscrições: até 28 de abril, por meio do Sistema de Inscrição de Eventos clicando aqui
Mais informações:
- Será emitido certificado de participação aos inscritos
- O evento será gravado por meio da plataforma Microsoft Teams e transmitido ao público por meio do canal do CNMP no YouTube