CPI da Covid analisa convocação de 9 governadores e 12 prefeitos
Requerimentos de senadores da base governista serão votados nesta quarta-feira (26) pelos integrantes da comissão
Brasil|Do R7
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Azis (PSD-AM), afirmou em seu Twitter que serão votados na quarta-feira (26) os requerimentos para convocação de nove governadores e 12 prefeitos do país.
A tentativa de deslocar as investigações de integrantes do governo federal para governadores e prefeitos é a principal aposta dos senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Leia também
Entre os requerimentos estão os nomes dos governadores do Amazonas Wilson Lima (PSC), da Bahia, Rui Costa (PT), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), contra os quais há investigações sobre uso de recursos federais durante a pandemia.
O senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) tem insistido em praticamente todas as sessões da CPI para que se alterne os depoentes convocados entre integrantes do governo e representantes de estados e municípios.
Aziz em algumas ocasiões respondeu Girão dizendo que a proposta de alternar convocados dessa forma não faz sentido. "Vamos votar caso a caso, se tiver algo consistente para analisarmos [contra um governador ou um prefeito], nós convocamos", disse logo no início da CPI.