CPI: diretor do Butantan fala sobre problemas com as vacinas; assista
Dimas Covas deve ser questionado por senadores sobre relação com o governo federal e atritos do país com a China
Brasil|Do R7

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, deve contar à CPI da Covid, no Senado, nesta quinta-feira (27), por que tem sido tão difícil fornecer vacinas para a campanha de imunização contra a covid-19 do país.
O Butantan foi o primeiro laboratório a fornecer vacinas no Brasil, em parceria com fabricante chinesa Sinovac, e desde o ano passado trava negociações com o governo federal para o fornecimento da vacina para todo o país.
Leia também
Recentemente, declarações do presidente Jair Bolsonaro teriam atrasado a entrega de insumos da China, essenciais para a fabricação da CoronaVac.
Dimas Covas, ao comentar o assunto, disse que o governo federal tem "remado contra" a boa relação com a China.
O tema já foi destaque na CPI. No dia 19, o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi questionado sobre as falas de Bolsonaro contrárias à aquisição da CoronaVac, ainda em 2020.
Segundo Pazuello, apesar de ele ter aparecido ao lado do presidente em vídeo e ter afirmado "um manda, outro obedece" após Bolsonaro cancelar protocolo de compra entre o Butantan e o governo federal, não houve ingerência ou ordens para que a compra não fosse efetuada.
















