Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI: para auditor, fala de Bolsonaro foi 'totalmente irresponsável'

Presidente atribuiu ao TCU a responsabilidade por um documento não oficial que minimiza o número mortes pela pandemia

Brasil|Do R7

O auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques disse à CPI da Covid, nesta terça-feira (17), ter ficado indignado com o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, que atribuiu à corte a responsabilidade por um documento, não oficial, minimizando o número mortes pela pandemia. O relatório foi divulgado nas redes sociais do chefe do executivo federal.

O TCU afastou o servidor e uma sindicância interna confirmou que o documento não é oficial.

Leia também: Auditor descarta supernotificação de mortes por covid no país

Questionado pelo relator da comissão parlamentar de inquérito, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Alexandre Marques disse que a declaração foi "totalmente irresponsável". "Não era uma instrução processual, não era nada do Tribunal de Contas da União. Achei irresponsável vincular o nome do TCU a duas páginas não conclusivas", afirmou.

Publicidade
Alexandre diz que documento circulou com alterações
Alexandre diz que documento circulou com alterações Alexandre diz que documento circulou com alterações

Marque contou que enviou a seu pai apenas um resumo do texto que apontaria supernotificação de mortes por covid-19 no ano passado.

"Fiz um levantamento com dados oficiais na internet, mas não cheguei a qualquer conclusão. Levei o assunto para o TCU e lá consideramos não ter ocorrido qualquer adulteração nos dados de óbitos."

Publicidade

O envio do resumo a seu pai teria se dado no dia 6 de junho. No dia seguinte, Bolsonaro citou essas informações preliminares como um estudo oficial.

Ele disse que apresentou os dados em um arquivo no formato word dia 31 de maio a outros integrantes do TCU e na mesma data o assunto foi deixado de lado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.