Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crescimento do voluntariado é o tema do Estúdio News deste sábado (10)

Ambiente corporativo tem olhado para atividades voluntárias como ferramenta para desenvolver competências dos funcionários

Brasil|Do R7

Ana Lúcia Maestrello, da Sky, e Daniel Morais, do Atados, participam do programa deste sábado
Ana Lúcia Maestrello, da Sky, e Daniel Morais, do Atados, participam do programa deste sábado Ana Lúcia Maestrello, da Sky, e Daniel Morais, do Atados, participam do programa deste sábado

Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, 56% da população adulta diz fazer ou já ter feito alguma atividade voluntária na vida. Dados do Programa de Voluntários das Nações Unidas apontam que, em 2019, entre os aproximadamente 6,9 mil brasileiros que participaram de atividades voluntárias, 62% eram mulheres.

“O brasileiro é cada vez mais solidário e tem uma cultura de ajudar o outro”, diz Daniel Morais, fundador do Atados. De acordo com Morais, mais de 70% das pessoas gostariam de se engajar em uma atividade social com trabalho voluntário e, quatro a cada cinco consideram importante o trabalho voluntário, o que falta é um pouco de uma cultura e de uma estruturação de voluntariado para avançar.

Ana Lúcia Maestrello, supervisora de responsabilidade social da Sky, também acredita no crescimento do voluntariado, inclusive no ambiente corporativo. “É uma tendência, até por conta do ESG, as empresas olharem isso mais para dentro de si, como os funcionários já veem de fora, para que eles possam se engajar nas metas corporativas da empresa”, explica Ana.

Morais acrescenta que as empresas começaram a perceber que o voluntariado é um meio para desenvolver competências dos seus funcionários, trabalhar liderança, relação entre as equipes, entre os times, a integração, a responsabilidade social e acaba sendo uma ferramenta de RH, de desenvolvimento de pessoas, às vezes, mais barato e eficiente, e com mais impacto, do que outra ação que as empresas estavam fazendo anteriormente.

Publicidade

“O ambiente de trabalho, se torna mais participativo, mais construtivo, as pessoas acabam se conhecendo dentro de um ambiente um pouco diferente do que só aquele da relação de trabalho e isso favorece e estreita as relações, isso fortalece a empresa como um todo, porque beneficia o trabalho. Sem dúvida, o voluntariado tem impacto muito grande para as empresas", ressalta a porta-voz da Sky.

Há diversas formas de praticar o voluntariado, pode ser por um dia, por algumas horas ou ser recorrente, seja com crianças e jovens, idosos, refugiados ou outras causas, de modo presencial ou on-line, basta entender o que quer fazer.

Publicidade

“Você pode atuar utilizando uma habilidade do trabalho ou uma habilidade socioemocional, se você quer trabalhar direto com o público final, por exemplo. Na pandemia, vimos que cresceu muito o engajamento e a organização das ONGs para promover o voluntariado on-line, com certeza, você vai encontrar uma vaga de voluntariado que bate no coração”, completa o fundador do Atados.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.