Denúncias de maus tratos a idosos crescem 570% na pandemia
Número de denúncias saltou de 3 mil para 17 mil nos últimos três meses. Pena para quem pratica esse crime é de 1 a 4 anos de prisão
Brasil|Revana Oliveira, da Record TV
Nos últimos três meses, durante o período de isolamento social, as denúncias de casos de maus tratos contra idosos teve um aumento de quase 570% em todo o país, segundo dados do Disque 100. Em março o serviço recebeu 3 mil denúncias. Em maio, o número subiu para 17 mil.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Goiás, além de abandono e agressão, houve um aumento da chamada violência financeira. Segundo a gerente Daniela da Gilka, a família pega o cartão da aposentadoria e faz o idoso assinar uma procuração. “O idoso fica sem dinheiro para comer e ainda com dívida”, detaca.
Um vídeo mostra uma idosa de 82 anos já no hospital. A casa onde ela vivia não tinha a mínima higiene. A geladeira estava praticamente vazia, e ela nem se lembrava de quando se alimentou. Segundo a polícia, a idosa foi abandonada pela neta de 34 anos.
A pena para quem maltratar um idoso é de 1 a 4 anos de prisão. A denúncia é a melhor forma de combater o crime e pode ser feita pelo disque 100 ou pelo 197.