Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado propõe fim das aulas em autoescola para tirar CNH

Proposta apresentada por Kim Kataguiri (DEM-SP) visa tornar o processo para obtenção da carteira de motorista "menos burocrático e custoso"

Brasil|Do R7, com Agência Câmara

Texto prevê alteração do Código de Trânsito Brasileiro
Texto prevê alteração do Código de Trânsito Brasileiro Texto prevê alteração do Código de Trânsito Brasileiro

As aulas em autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) podem estar com os dias contados. O assunto é tema do Projeto de Lei 4474/20, que visa tirar a obrigatoriedade da formação para conquistar a carteira de motorista.

Autor da proposta para alterar o Código de Trânsito Brasileiro, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) afirma que tornar as aulas de volante facultativas visa tornar o processo para obtenção da CNH "menos burocrático e custoso".

De acordo com o texto, os órgãos de trânsito deverão oferecer material gratuito em seu sistema eletrônico, permitindo a auto-instrução para a realização dos exames escritos. “O projeto permite que a instrução a futuros condutores possa ser feita de forma privada, sem necessidade de o candidato frequentar uma autoescola”, avalia Kataguiri.

Veja 5 dicas para tirar a carteira de motorista e evitar sufoco no exame

Publicidade

Já para o exame prático de direção, realizado na via pública, a instrução poderá ser feita por instrutor independente, credenciado junto aos órgãos de trânsito. Para se habilitar, o instrutor deverá possuir habilitação na categoria pretendida pelo candidato por no mínimo cinco anos; e não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir.

O veículo utilizado durante o processo de instrução deverá conter identificação própria da condição de aprendizagem, nas formas estabelecida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.