Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados reagem após presidente da CCJ apoiar motim da PM baiana

Bia Kicis (PSL-DF) incentivou agentes de segurança a descumprirem ordens do governador Rui Costa (PT); depois, apagou a mensagem

Brasil|Do R7

Deputada Bia Kicis sofre cobrança dos colegas após estimular motim na PM da BA
Deputada Bia Kicis sofre cobrança dos colegas após estimular motim na PM da BA Deputada Bia Kicis sofre cobrança dos colegas após estimular motim na PM da BA

A postagem da presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que estimulava um motim da polícia da Bahia, desrespeitando as ordens do governador Rui Costa (PT), e defendia um agente da tropa que abriu fogo em um ponto turístico de Salvador provocou reações entre os parlamentares. Eles cobram a saída imediata dela do comando da CCJ, a principal comissão da Câmara dos Deputados.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) chamou a colega da Câmara de "criminosa". "Após um PM da Bahia ter surtado e passado a atirar colocando em risco de vida centenas de pessoas,foi contido pela própria PM e morreu. Está deputada delinquente bolsonarista precisa ser expulsa da Comissão", defendeu.

Marcelo Freixo (PSOL-RJ) também fez coro com o colega de partido de disse que Kicis praticou um crime contra a Constituição. "A extremista Bia Kicis, presidente da CCJ, que já discursou a favor da intervenção militar dentro do parlamento, agora estimula um motim da PM na Bahia. Mais uma vez utiliza o cargo p/ pregar a violência contra o Estado de Direito e a Democracia".

Durante a madrugada, Kicis fez a postagem e, depois, voltou atrás e apagou a mensagem no Twitter. Em seguida, informou que "as redes se comoveram" e ela também com a morte do policial, que foi abatido depois de disparar contra colegas da corporação. "Hoje cedo removi o post p/ aguardarmos as investigações. Inclusive diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar", declarou.

Publicidade

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) também criticou a postura da presidente da CCJ: "Dramático e triste o fato ocorrido na Bahia, que resultou na morte de policial militar. Inexplicável a postura da presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, dep. Bia Kicis, que, na prática, estimula insurreição da PM contra o governador".

A parlamentar Perpétua Almeida (PCdoB-AC) destacou o risco à segurança nacional, após Kicis incentivar o motim na polícia baiana.

Publicidade

O deputado petista Nildo Tatto (SP) destacou a decisão da colega de apagar a mensagem depois das críticas que recebeu.

Outro deputado petista, Bohn Gass (PT-RS) cobrou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), sobre a postura da colega.

Assista à reportagem do Domingo Espetacular sobre o caso:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.