Desmatamento da Amazônia cresce 29% em 2021; é o maior em 10 anos
Segundo o Imazon, foram 10.362 quilômetros quadrados de área desmatada, o que equivale à metade do estado de Sergipe
Brasil|Do R7
Levantamento divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) revelou que o desmatamento na Amazônia em 2021 cresceu 29% em relação ao ano anterior e é o maior dos últimos dez anos.
Segundo o Imazon, foram 10.362 quilômetros quadrados de área nativa desmatada na região, o que equivale à metade do estado de Sergipe. Em 2020, o desmatamento na Amazônia foi de 8.096 quilômetros quadrados, de acordo com o instituto.
Após um cruzamento de dados com as áreas desmatadas do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro, constatou-se que 4.915 quilômetros quadrados estavam em territórios federais, o equivalente a 47% do total desmatado na Amazônia no ano passado.
O Pará foi o estado líder em desmatamento da região, com 4.037 quilômetros quadrados devastados, ou 39%. Em segundo lugar ficou o Amazonas, com 2.071 quilômetros quadrados, seguido por Mato Grosso, com 1.504 quilômetros quadrados.
Procurado, o Ministério do Meio Ambiente não respondeu de imediato ao pedido de comentário acerca dos dados.
O governo federal tem sido alvo de críticas dentro e fora do país por não estar tendo uma atuação firme no enfrentamento do desmatamento e das queimadas na região amazônica e em outros biomas brasileiros.