Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Dilma vê acesso à eletricidade universalizado até 2014

"Já são 3,1 milhões de famílias beneficiadas com a ligação da luz elétrica", destacou a presidente

Brasil|Do R7

  • Google News
Dilma destacou ganhos do programa para a economia local
Dilma destacou ganhos do programa para a economia local

Até 2014, o governo federal quer universalizar o acesso à energia elétrica no Brasil, reforçou hoje Dilma Rousseff na coluna "Conversa com a Presidenta", publicada semanalmente em cerca de 200 jornais brasileiros.

— Nossa meta é chegar a 3,37 milhões de famílias atendidas até 2014, universalizando o acesso a esse serviço.


Dilma havia comentado ontem (18) as ações do programa "Luz para Todos" no programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". Nesta terça-feira, ela reforçou metas e dados sobre o projeto.

Leia mais notícias sobre Brasil


O "Luz para Todos" completou dez anos este mês. A presidente disse que "desde a sua criação, [o programa] mudou a vida de 15 milhões de pessoas que viviam na escuridão, à base da vela, da lamparina e do candeeiro". Dilma lembrou que em 2003, quando o programa foi lançado, ela era ministra de Minas e Energia no governo Lula.

— Criamos o Luz para Todos para levar energia elétrica às áreas rurais do Brasil, por mais distantes e isoladas que fossem. Hoje, já são 3,1 milhões de famílias beneficiadas com a ligação da luz elétrica, e para isso, o País investiu mais de R$ 20 bilhões nesses dez anos.


Dilma afirmou que as famílias que já foram atendidas "podem ter uma geladeira para guardar alimentos, televisão, computador, liquidificador, máquina de lavar roupa". Mas advertiu que há ganhos para a economia local e para toda a comunidade beneficiada.

— Podem também instalar bombas d'água, trituradores e outros equipamentos que facilitem o empreendedorismo da família. Nas comunidades atendidas, os postos de saúde têm como conservar vacinas e medicamentos e as escolas podem funcionar no período noturno.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.