Diretor da Anac é afastado após suposta participação em esquema de corrupção
Rubens Carlos Vieira é investigado pela PF na operação Porto Seguro
Brasil|Do R7, com Reuters
O ministro da Aviação Civil, Wagner Bitencourt, decidiu afastar o diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Rubens Carlos Vieira, neste sábado (24). A decisão foi tomada depois que Vieira foi indiciado pela PF (Polícia Federal) na operação Porto Seguro.
O afastamento foi anunciado por meio de nota, que também informa que a Secretaria da Aviação Civil instaurou um processo administrativo para investigar as denúncias de corrupção dentro da Anac.
A operação Porto Seguro foi deflagrada nesta sexta-feira (24), com busca e apreensão de documentos em seis órgãos e autarquias do governo federal, entre eles a Anac. No total, foram apreendidos 18 malotes de documento.
Três pessoas acusadas de participar da organização criminosa infiltrada na máquina federal para compra e venda de pareceres técnicos foram presas em Brasília.
Entre eles está o diretor da ANA (Agência Nacional das Águas), Paulo Rodrigues Vieira, que ocupa o cargo desde 2010. Em nota, a agência afirmou que a busca de documentos se restringiu ao gabinete do diretor.
A PF também apreendeu documentos no escritório da Presidência da República em São Paulo e na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília.
Foram indiciadas 18 pessoas, entre elas a chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, e o advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves, acusados de envolvimento em um grupo que obtinha pareceres técnicos fraudulentos que eram vendidos a empresas interessadas, segundo fontes que tiveram acesso à operação.
Todos os indiciados foram afastados dos cargos por determinação da presidente Dilma Rousseff.















