Dois em cada três brasileiros são contra a liberdade de José Dirceu, diz pesquisa
Maioria da população reprovou decisão do STF em conceder
Brasil|Do R7
O habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que colocou o ex-ministro José Dirceu em liberdade foi reprovado por dois em cada três brasileiros, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas. De acordo com o levantamento, divulgado na tarde desta quinta-feira (4), 67,8% das pessoas são contrárias à liberdade do político petista.
A pesquisa mostrou ainda que 26,2% são favoráveis ao ex-ministro, enquanto outros 6% não sabem ou não opinaram.
O estudo ouviu 2.555 brasileiros entre os dias 3 e 4 de maio e grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Por 3 votos a 2 a 2ª Turma do STF aceitou na tarde desta terça-feira (2) um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ministro da Casa Civil, preso há quase dois anos no âmbito da Operação Lava Jato.
A decisão do STF ocorreu no mesmo dia em que Dirceu foi denunciado pela terceira vez pela força-tarefa da operação, desta vez por recebimento de R$ 2,4 milhões em propina paga pelas empreiteiras UTC e Engevix de contratos desviados da Petrobras.
Dirceu teve prisão preventiva decretada em agosto de 2015 e desde então já foi condenado duas vezes pelo juiz Sérgio Moro, responsável na primeira instância pelas ações penais sobre o esquema de corrupção na Petrobras.