Dois ex-ministros da Agricultura são presos em operação da PF
Antônio Andrade e Neri Geller possuem foro privilegiado. Ambos estão em prisão temporária
Brasil|Diego Junqueira e Giuliana Saringer, do R7
Os ex-ministros da Agricultura Antônio Andrade (MDB-MG) e Neri Geller (PP-MT) foram presos temporariamente na manhã desta sexta-feira (9) na operação Capitu. Ambos possuem foro privilegiado e as prisões foram autorizadas pelo TRF-MG (Tribunal Regional Federal de Minas Gerais).
Andrade é o atual vice-governador de Minas Gerais e Gellerfoi eleito deputado federal neste ano. O R7 procurou as equipes dos ex-ministros, mas ainda não conseguiu contato.
As investigações apontam que Andrade recebeu R$ 15 milhões de propina e Geller, R$ 200 mil.
Andrade foi ministro da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff (PT) de 2013 a março de 2014. Em seguida, o cargo foi assumido por Geller, que continuou no comando da pasta até 2015.
Operação Capitu
A PF investiga um esquema de corrupção envolvendo políticos, partidos e o Ministério da Agricultura. As autoridades cumprem 81 mandados, sendo 62 de busca e apreensão e 19 de prisão temporária nos estados Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso e no Distrito Federal.
A operação foi batizada como "Capitu" em alusão a uma suposta traição de Capitu, personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis.
Veja outros presos na operação desta sexta: