Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Emissão de visto americano para brasileiros supera marca de 1 milhão pelo 2º ano seguido em 2013

Embaixador dos EUA arriscou, no início do ano, que 2 milhões de documentos seriam processados

Brasil|Do R7

  • Google News

A emissão de vistos para brasileiros entrarem nos Estados Unidos repetiu a marca de 2012 e superou 1 milhão no ano passado, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (10) pela Missão Diplomática americana. A Embaixada e os consulados processaram 1.057.854 documentos entre janeiro e dezembro de 2013.

Só no mês de dezembro, 82.137 vistos foram liberados para brasileiros — um crescimento de 23% em relação ao mesmo mês de 2012.


A cidade de São Paulo responde por mais da metade dos documentos, com 554.440 documentos. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 289.976 vistos processados. Em Brasília, foram 126.495 documentos. Por fim, Recife processou 86.943 documentos.

Leia mais notícias de Brasil e Política


O tempo médio de espera para agendar a entrevista para conseguir o documento foi de um dia em Recife, Rio de Janeiro e Brasília. Em São Paulo, a espera foi, em média, de dois dias.

Abaixo das expectativas


Em janeiro de 2013, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, estipulou uma meta de emitir mil vistos por dia para brasileiros. Com isso, o objetivo era dobrar o processamento de documentos e chegar a 2 milhões de vistos.

Em março, porém, Shannon reduziu a meta para 1 milhão de documentos, repetindo assim o recorde de 2012. Na ocasião, disse que "o brasileiro é bem vindo nos EUA".

— E por isso estamos em conversas com o Brasil sobre a expansão do programa de vistos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.