Rodrigo Borges e Alexandre Souza falam sobre potencial de crescimento das startups no Brasil
Reprodução Record NewsAs startups, grande parte delas (90%), são empresas de base tecnológica, no entanto, não necessariamente são empresas de tecnologia.
Sua criação permite expandir os negócios de forma mais rápida e barata, mas, para alcançar o sucesso, elas precisam trazer inovação tecnológica ou um modelo de negócio, forma como a startup gera valor, viabilizado pela tecnologia.
Investidoras de venture capital, investimento em empresas em estágio inicial, impulsionaram o mercado no Brasil. “Há diversos investidores anjos que têm organizado grupos associados a universidades, faculdades, empresas que resolvem fazer esse investimento com o próprio capital ou da pessoa física em novas startups, o que ajuda muito os empreendedores”, diz Rodrigo Borges, sócio fundador da DOMO.VC.
O Sebrae Startups, plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas que estão começando, tem o objetivo de capacitar e entregar ferramentas, frameworks, diferentes da empresa tradicional.
Alexandre Souza, gestor do projeto Startup Santa Catarina, explica que startups não deixam de ser micro e pequena empresa, e que a grande maioria, quando iniciam sua operação, começa como MEI, micro e pequena empresa, só que elas têm características diferentes, como modelo de negócio, métricas, projeções e valuation.
Para prosperar, o empreendedor precisa se dedicar full time ao negócio e ter um time diverso e de qualidade.
Borges destaca que diversas entidades possuem conteúdo disponível para aprimorar o conhecimento e ter base por onde começar errando menos, além de se informar e estudar para aumentar as chances de êxito do tão sonhado negócio.
Souza completa, “temos muito a crescer, temos potencial para isso, acredito que estamos ainda na fase 1 de talvez 10 fases do nosso ecossistema. O brasileiro é muito criativo, a principal característica da startup, o brasileiro sabe tirar de letra e consegue resolver problemas e dores com criatividade”.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.