Brasil Estúdio News deste sábado (14) debate o uso da Inteligência Artificial na advocacia

Estúdio News deste sábado (14) debate o uso da Inteligência Artificial na advocacia

Programa vai ao ar às 22h30, na Record News

Gustavo Toledo, Eduardo Mange, Alexander Coelho e Tercio Strutzel

Gustavo Toledo, Eduardo Mange, Alexander Coelho e Tercio Strutzel

Divulgação

O uso da inteligência artificial (IA) tem facilitado o exercício da advocacia, seja por meio de softwares jurídicos ou diversos tipos de automação, a IA tem ajudado a agilizar os processos nos escritórios.

Para potencializar e facilitar o exercício da advocacia de todo o Brasil, em agosto, a AASP – Associação de Advogados, anunciou a aplicação da Inteligência Artificial no processo de intimações, trabalho que já era informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas do corpo associativo no país.

Eduardo Mange, presidente da associação, diz que fornecer esses tipos de tecnologia de ponta para os seus associados permite o acesso de escritórios menores ou que não tem capacidade financeira para investir grandes quantias em recursos tecnológicos.

“A pesquisa é algo que demanda tempo, a pesquisa de jurisprudência, a pesquisa dos julgados para que o advogado possa fazer um recurso ou mesmo uma petição é algo que demanda muito tempo, então na hora que ele receber a intimação do processo com um link, com a jurisprudência sobre o tema, isso facilitará muito o dia a dia” destaca o presidente da AASP.

O advogado especializado em Direito Digital e Proteção de Dados, sócio do Godke Advogados, Alexander Coelho, ressalta que o advogado vai ganhar muito tempo utilizando a IA, “para fazer a pesquisa, uma defesa, um recurso, humanamente no seu dia a dia ele iria demorar muito tempo pesquisando, filtrando os precedentes, a jurisprudência de vários tribunais. A IA vai auxiliar muito porque o que você levaria horas, dias, é questão de segundos hoje em dia”.

Tercio Strutzel, fundador do Portal Direito na Era Digital, assim como Eduardo e Alexander, acredita que a figura do advogado sempre vai ser presente, a diferença estará entre os que saibam utilizar a inteligência artificial e os que vão substituir os que não souberem.

“O grande negócio da inteligência artificial é ela se dedicar as atividades operacionais e repetitivas para liberar o advogado para as atividades intelectuais, estratégicas e certas áreas como a criminal, onde a atuação do robô vai ser sempre muito pequena porque ela demanda muita estratégia”, pontua Strutzel.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas