Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estúdio News deste sábado (17) fala sobre inclusão digital dos idosos

Acessibilidade à era digital vai depender de fatores como educação digital, saúde cognitiva e garantia de acesso, asseguram especialistas

Brasil|Do R7

David Santos Villalva, Gustavo Toledo e José Roberto de Paula Barreira
David Santos Villalva, Gustavo Toledo e José Roberto de Paula Barreira David Santos Villalva, Gustavo Toledo e José Roberto de Paula Barreira

A longevidade traz desafios para os mais maduros. Com o avanço da tecnologia muitos idosos tiveram que se adaptar à era digital, porém muitos deles não estão incluídos nessa realidade, uma vez que a acessibilidade depende de fatores como educação digital, saúde cognitiva e garantia de acesso.

No Estúdio News deste sábado (17), David Santos Villalva, CEO e fundador da Digitalidade, e José Roberto de Paula Barreira, promotor de Justiça e assessor do Centro de Apoio Operacional ao Idoso, abordam a importância da inclusão dos idosos.

A busca por cursos de capacitação, marketing digital e ferramentas digitais tem aumentado entre o público a partir dos 50 anos, segundo o CEO e fundador da Digitalidade, entretanto, grande parte ainda está off-line.

"Hoje o número de pessoas, na faixa dos 60 anos, que estão off-line é de 20%, um número ainda muito grande. Se tivermos em mente que 1/4 da população está desconectada e que é dominado por pessoas com mais de 60 anos, ainda é necessário um trabalho muito grande de inclusão, mas não só de acesso. Ter a internet no smartphone, tablet ou computador, necessariamente, não inclui essa pessoa na era digital".

Publicidade

De acordo com o promotor de Justiça, José Roberto, o Centro de Apoio Operacional ao Idoso (CAOI) tem atuado junto aos órgãos públicos para a instalação de meios fáceis e que deem condições de o idoso ter acesso a eles.

"Alguns idosos tiveram que aprender a evoluir com a era digital. Hoje em dia tudo é digital, conta de banco, INSS, recursos humanos, uma série de coisas. A possibilidade de garantir aos idosos o acesso definitivo à meios digitais está diretamente vinculado a disponibilização de informação possível para todas as pessoas terem acesso de alguma forma, principalmente, a serviços ligados ao Estado", diz.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.