Estúdio News explica a crescente imigração de brasileiros em Portugal
Cônsul de Portugal, Paulo Jorge Nascimento também falou sobre recuperação econômica do país no programa, que vai ao ar às quartas-feiras, às 22h
Brasil|Do R7

No Estúdio News desta quarta-feira (31), Tainá Falcão recebe o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Jorge Nascimento, para uma conversa sobre a recuperação econômica do país e a crescente imigração dos brasileiros.
Um dos países mais impactados pela crise da zona do euro em 2010, Portugal vem chamando a atenção pelo seu crescimento rápido.
"Eu penso que tem muito a ver com a capacidade de resiliência do povo português, mas também das empresas portuguesas que foram capazes de se reinventar, de procurar novos mercados. Essas medidas possibilitaram o crescimento econômico", explicou o Cônsul.
Entre os brasileiros interessados em mudar para Portugal, a quantidade de pessoas com alto poder aquisitivo aumentou. O executivo aposentado Luiz Claudio Lessa deixou o Brasil há quase 1 ano e conta que a segurança e a qualidade de vida foram fatores decisivos para a escolha.
O número de estudantes brasileiros no país também é grande, correspondendo a 61% dos pedidos de visto. Paulo Jorge Nascimento acredita que além da qualidade do ensino, algumas facilitações do governo impulsionaram a procura dos brasileiros pelas universidades portuguesas.
"Essa procura acontece pela qualidade de ensino de Portugal, o que faz com que naturalmente haja um número crescente de brasileiros que queiram estudar no estrangeiro. Sendo que há cerca de um ano as notas do ENEM passaram também a ser consideradas como notas de acesso ao ensino superior em Portugal, através de um mecanismo de equivalência estabelecido entre as autoridades", explica.
A mestranda Gabriella França conta a sua experiênci:a “Eu gosto muito de estudar aqui, o ensino tem bastante qualidade e eu senti bastante receptividade dos portugueses”.
A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.















