Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estúdio News trata do conceito de Cidades Inteligentes nesta quarta

Programa recebe o vice-presidente de Smart Infrastructure da Siemens, Sérgio Jacobsen, e o coordenador de design do Senac, Nelson Urssi

Brasil|Do R7

Sérgio Jacobsen, Nelson Urssi e Gustavo Toledo
Sérgio Jacobsen, Nelson Urssi e Gustavo Toledo Sérgio Jacobsen, Nelson Urssi e Gustavo Toledo

A perspectiva do crescimento populacional desperta preocupações tanto no setor público como no setor privado em relação à estruturação das cidades para oferecer qualidade de vida e evitar problemas sociais e econômicos. Nesse sentido, o conceito de Cidades Inteligentes ganha cada vez mais destaque.

Para esclarecer esse assunto, o Estúdio News recebe nesta quarta-feira (25) o vice-presidente de Smart Infrastructure da Siemens, Sérgio Jacobsen, e o coordenador de design do Centro Universitário Senac, Nelson Urssi.

De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 9 variáveis podem indicar o nível de inteligência de uma cidade: capital humano, coesão social, economia, meio ambiente, governança, planejamento urbano, alcance internacional, tecnologia, mobilidade e transporte.

Segundo Urssi, para garantir esses pontos, a tecnologia tem de ser usada a favor do cidadão. "A ideia de inteligência para uma cidade é do uso de informação. Eu vou ter toda essa inteligência voltada para o cidadão, para a otimização de serviços como saneamento, energia, transporte..."

Publicidade

Em 2019, a cidade de Campinas (SP) foi eleita como a mais inteligente e conectada do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities, tendo se destacado nas áreas de economia, tecnologia e inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade.

O fato de Campinas ter superado as capitais foi uma surpresa, porém, Jacobsen afirma que transformar uma pequena ou média cidade em smart city é menos complexo.

Publicidade

"Cidades muito grande são mais difíceis de implementar esse conceito, cidades médias tem mais poder de decisão e de mobilização para se tornar uma cidade independente. Existem mais possibilidades em cidades com uma certa industrialização e com uma alta arrecadação de impostos para fazer a implementação das cidades inteligentes".

O Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 22h, com reprise aos sábados, no mesmo horário, e aos domingos, às 19h. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.