Ex-deputado André Vargas é o primeiro político condenado na Lava Jato
Vargas foi condenado pela Justiça Federal a passar 14 anos e 4 meses na prisão
Brasil|Do R7
A Justiça Federal condenou o ex-deputado André Vargas (ex-PT/PR) a 14 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro supostamente desviado de contratos de publicidade da Caixa Econômica Federal. Ele é o primeiro político condenado na Operação Lava Jato.
Segundo sentença do juiz federal Sérgio Moro, o ex-parlamentar 'recebeu propina não só no exercício do mandato de deputado federal, mas também da função de vice-presidente da Câmara dos Deputados, entre os anos de 2011 a 2014, período em que praticou a maior parte dos fatos criminosos'.
Também foram condenados o publicitário Ricardo Hoffmann 12 anos e dez meses — e o irmão do ex-deputado , Leon Denis Vargas Ilário, 11 anos e quaro meses.
Leia mais notícias de Brasil no R7
Saiba quais são os nomes entregues ao STF para serem investigados na Operação Lava Jato
Moro avalia a 'personalidade desfavorável' de Vargas e cita, na sentença, uma passagem marcante do ex-deputado relativo ao Supremo Tribunal Federal.
— A responsabilidade de um vice-presidente da Câmara é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. A vetorial personalidade também lhe é desfavorável. Rememoro aqui o gesto de afronta do condenado ao erguer o punho cerrado ao lado do então Presidente do Supremo Tribunal Federal, o eminente Ministro Joaquim Barbosa, na abertura do ano legislativo de 2014, em 4 de fevereiro de 2014, e que foi registrado em diversas fotos.