Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Geisel concordou com execuções na ditadura, diz documento dos EUA

Memorando do ex-diretor da CIA fala sobre decisão do presidente "de continuar a execução sumária de subversivos perigosos"

Brasil|Fernando Mellis, do R7

Giesel foi presidente do Brasil de 1794 a 1979
Giesel foi presidente do Brasil de 1794 a 1979 Giesel foi presidente do Brasil de 1794 a 1979

Um memorando enviado pelo diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA), William Egan Colby, ao secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, em 1974, relata autorização do então presidente brasileiro, Ernesto Geisel (1974-1979), para execuções sumárias de "subversivos".

O assunto do memorando é: "decisão do presidente do Brasil, Ernesto Geisel, de continuar a execução sumária de subversivos perigosos sob certas condições".

Colby relata uma reunião entre Geisel e os generais Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino. O primeiro deixava a chefia do CIE (Centro de Inteligência do Exército), que seria assumida pelo segundo.

Também estava presidente o general João Baptista Figueiredo, então chefe do SNI (Serviço Nacional de Inteligência) e que viria a ser sucessor de Giesel. 

Publicidade

O encontro ocorreu em 30 de março de 1974. Segundo o memorando, Milton fez um balanço das ações do CIE durante a gestão do ex-presidente Médici.

"Ele [Milton] enfatizou que o Brasil não pode ignorar a ameaça subversiva e terrorista e disse que métodos extra-legais devem continuar a ser empregados contra subversivos perigosos. A este respeito, o general Milton disse que cerca de 104 pessoas nesta categoria foram sumariamente executadas pelo CIE durante o ano passado [1973]. Figueiredo apoiou essa política e insistiu em sua continuidade", diz o documento.

Geisel teria pedido um tempo para pensar sobre a continuidade da política, mas dois dias depois deu sinal verde a Figueiredo com a observação de que "apenas subversivos perigosos fossem executados".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.