Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo planeja criar Ministério da Segurança Pública, diz Marun

Ministro da Secretaria de Governo afirma que novo ministério não vai esvaziar Ministério da Justiça, que atualmente responde pela segurança

Brasil|

Marun diz que Temer ficou chocado com cenas de violência pelo país
Marun diz que Temer ficou chocado com cenas de violência pelo país Marun diz que Temer ficou chocado com cenas de violência pelo país

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), admitiu nesta quinta-feira (15) que o Palácio do Planalto está discutindo a criação de um Ministério da Segurança Pública. Ele disse que o próprio presidente Michel Temer "estimulou" a discussão sobre o assunto, mas ainda não bateu o martelo.

"O presidente ficou chocado com alguns atos de violência extrema e até de descontrole registrados em alguns ponto do País. Ele estimula a discussão, mas ainda não há conclusão", declarou Marun em entrevista após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na residência do parlamentar fluminense.

O ministro negou que a criação da Pasta seja mais uma das medidas que o governo lança mão para agradar parlamentares da bancada da segurança pública, em busca de apoio para a reforma da Previdência, que pode ir à votação no plenário da Câmara em fevereiro.

— Eventual criação do ministério em nada tem a ver com a Previdência.

Publicidade

Segurança Pública e a PF

Marun avaliou que a eventual criação do Ministério da Segurança Pública não vai esvaziar o Ministério da Justiça.

Publicidade

— Vejo tanta coisa importante para o Ministério da Justiça fazer neste momento, como questões jurídicas. Obviamente não vai faltar serviço nem para o Ministério da Justiça nem pro Ministério da Segurança.

O ministro da Secretaria de Governo disse que a questão sobre a qual ministério a Polícia Federal estará vinculada é secundária. Nos bastidores, fala-se que a PF poderá sair da alçada do Ministério da Justiça e ir para a nova Pasta da Segurança Pública.

Publicidade

— Onde a PF vai estar é uma questão de segundo plano nesse momento.

Marun afirmou que a criação da nova Pasta será um "ato de coragem" do presidente nesse momento, caso se confirme. Questionado se a criação do Ministério seria culpa dos governos estaduais, que, pela Constituição, devem cuidar da área, ele respondeu: "se todos fizeram o possível, o possível não foi suficiente".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.