Governo publica medida que transfere Coaf para Banco Central
Bolsonaro disse, na semana passada, que mudança tem como objetivo tirar o órgão do "jogo político"
Brasil|Giuliana Saringer, do R7*
O governo federal publicou no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (20) a MP (medida provisória) que transfere o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Economia para o Banco Central.
Além da transferência, a MP transforma o Coaf em Unidade de Inteligência Financeira, responsável por "produzir e gerir informações de inteligência financeira para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria".
Até o fim da gestão de Michel Temer, o Coaf era ligado ao antigo Ministério da Fazenda. Com a reforma ministerial do início do governo Bolsonaro, foi transferido para o Ministério da Justiça. O Congresso, no entanto, devolveu o órgão para o Ministério da Economia.
A mudança para o BC havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Segundo o presidente, a transferência tem como objetivo tirar o órgão do que chamou de "jogo político".
"O que nós pretendemos é tirar o Coaf do jogo político, pretendemos. Estamos conversando... vincular ao Banco Central, aí acaba. Tudo onde tem política, mesmo sendo bem intencionado, sempre sofre pressões de um lado ou de outro, a gente quer evitar isso daí", disse Bolsonaro.
* Com informações da Reuters.