Juiz da Lava Jato libera passaporte de Mantega após decisão de Gilmar
O magistrado Luiz Antonio Bonat também determinou a expedição de alvará de soltura de Maurício Ferro, cunhado de Marcelo Odebrecht
Brasil|Márcio Pinho, do R7
A Justiça Federal de Curitiba emitiu um despacho nesta quinta-feira (5) liberando o passaporte do ex-ministro Guido Mantega, que havia sido apreendido. A decisão do juiz federal Luiz Antônio Bonat, substituto de Sergio Moro na 13ª Vara Federal, dá-se após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes retirar a ação de Curitiba na última terça (3). O processo ficará sob responsabilidade da Justiça Federal do DF.
Na ação, Mantega é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo procuradores, ele teria recebido da empreiteira Odebrecht para atuar na edição de medidas provisórias que beneficiavam empresas do grupo, permitindo refinanciamento de dívidas. O ex-ministro sempre negou ter praticado irregularidades.
Leia mais: Seis procuradores da Lava Jato anunciam demissão coletiva
Na decisão desta quinta, Luiz Antonio Bonat também determinou a expedição de alvará de soltura de Maurício Ferro, cunhado de Marcelo Odebrecht e ex-vice-presidente jurídico da empreiteira, e do advogado Nilton Serson, apontado como laranja de Ferro.