Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juiz nega pedido de Maluf para ser examinado por médico particular

Defesa pede que deputado cumpra prisão domiciliar

Brasil|Paulo Lima, do R7

Maluf está preso na Papuda
Maluf está preso na Papuda Maluf está preso na Papuda

O juiz Bruno Macacari, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, negou nesta terça-feira (26) o pedido do advogado do deputado Paulo Maluf (PP-SP), Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, para que um médico perito contrato pela defesa exame o parlamentar, preso na Papuda.Kakay pede a concessão de prisão domiciliar para Maluf. Alega a saúde frágil e a idade avançada do deputado, que está com 86 anos.

Quando determinou que Paulo Maluf fosse levado para a ala dos vulneráveis no Complexo Penitenciário da Papuda, o juiz Bruno Macacari ordenou que os próprios médicos da cadeia examinassem o deputado. O laudo deve ser entregue ao magistrado até esta terça-feira.

Nesta segunda-feira (25), o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse ao R7 que Paulo Maluf enfrenta dificuldades na Papuda por causa da saúde debilidade e idade avançada.

Segundo a defesa, o deputado perdeu a força nas pernas e precisa da ajuda dos companheiros de cela, na Papuda, para levantar da cama, ir ao banheiro e se manter em pé. Maluf está deprimido e com dores lombares, mesmo com o bom tratamento que recebe da direção do presídio. "A vida de Maluf na cadeia é um suplício", diz Kakay. Segundo a defesa, o deputado, de 86 anos, também trata de um câncer de próstata e sofre de problemas cardíacos.

Publicidade

Transtornado

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro afirmou que Paulo Maluf está transtornado com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, determinar o cumprimento imediato da pena de 7 anos e nove meses sem ter tido o direito a análise dos recursos. Maluf foi condenado em maio deste ano pela Primeira Turma do STF por desvios em obras públicas e lavagem de dinheiro durante sua gestão à frente da Prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996. Segundo o Ministério Público Estadual, os prejuízos ao cofres públicos em valores atualizados, passa de US$ 1 bilhão. Parte do dinheiro foi movimentado no paraíso fiscal da Ilha de Jersey. O que também preocupa a defesa é possibilidade de Maluf ficar preso por mais 40 dias, pois com o recesso do Judiciário o recurso apresentado no Supremo Tribunal Federal será analisado a partir de fevereiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.