Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Justiça condena Alberto Youssef a 4 anos e 4 meses de prisão por corrupção

Doleiro cumprirá pena por conta de seu envolvimento nos crimes do Caso Banestado

Brasil|Do R7

  • Google News
Doleiro Alberto Youssef está preso desde o mês de março
Doleiro Alberto Youssef está preso desde o mês de março

A Justça Federal do Paraná condenou nesta quarta-feira (17) o doleiro Alberto Youssef a 4 anos e 4 meses pelo crime de corrupção ativa no Caso Banestado — escândalo de evasão de divisas ocorrido na década de 1990.

A ação penal foi originariamente proposta em 2003 pelo MPF (MInistério Público Federal), mas foi suspensa em decorrência de acordo de colaboração premiada celebrado pelo MP e pela Justiça do Paraná com Alberto Youssef.


O doleiro foi condenado porque obteve, em 1998, um empréstimo fraudulento de US$ 1,5 milhão junto ao Banestado para a Jabur Toyopar Importação e Comércio de Veículos Ltda., mediante pagamento de propina de US$ 131 mil ao então diretor de Operações Internacionais da instituição financeira.

Leia mais notícias no R7


Frustrados com silêncio de Costa, CPMI pressiona STF para ter acesso aos depoimentos secretos

Na mesma sentença, o juiz Sérgio Moro absolve o doleiro da imputação do crime de gestão fraudulenta em instituição financeira. O juiz condenou Youssef ao regime fechado — o doleiro está preso desde 17 de março por sua participação nos crimes investigados pela operação Lava Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal.


A ação contra Youssef havia sido suspensa em 2004, quando o doleiro fez delação premiada e revelou bastidores de um grande esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas por meio do Banestado.Com a descoberta da participação de Youssef nos crimes da Lava Jato, a Justiça reabriu duas ações penais contra o doleiro.

Em decorrência dos fatos apurados na Operação Lava Jato, o acordo, a pedido do Ministério Público Federal, foi declarado rompido e a ação penal retomou seu curso.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.