Lula manda carta para Mandela e diz que ex-presidente “sepultou para sempre regime racista”
Texto comemora os 95 anos do líder sul-africano e reafirma compromisso do Brasil com África
Brasil|Do R7

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quinta-feira (18) uma carta para homenagear o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que completa 95 anos hoje. No texto, Lula enaltece os exemplos deixados por Mandela e diz que ele “sepultou para sempre o regime racista” na África do Sul.
Mandela está debilitado por conta da idade e continua internado em um hospital de Pretória, na África do Sul. Hoje, o ex-presidente abriu os olhos e fez gestos, afirmou a ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, após uma visita ao centro médico para lhe dar os parabéns.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Leia a carta na íntegra:
“São Paulo, 18 de julho de 2013
Querido irmão Madiba,
É com enorme alegria e muita emoção que escrevo esta cartinha para cumprimentá-lo por seus 95 anos. Estou seguro de que não o faço apenas em meu nome, mas também dos milhões e milhões de brasileiros que tanto o admiram.
Desde que nos conhecemos em Cuba, mais de vinte anos atrás, cada reencontro com você foi uma nova lição de humildade e de comprometimento com a sorte dos famintos, dos desfavorecidos, dos perseguidos, dos silenciados. Festejar seu aniversário é uma forma de relembrar os exemplos que você deixou para todos e de celebrar a firmeza e a coragem com que você sepultou para sempre o regime racista da África do Sul, uma nódoa que a Humanidade arrastou por quase meio século.
Aqui no Brasil estamos todos torcendo para que o destino nos permita comemorar seus aniversários ainda por muitos e muitos anos.
O melhor presente que posso lhe oferecer neste dia, querido Madiba, é reafirmar meus compromissos com a nossa África e com a luta para que cada dia mais ela seja um continente rico, democrático, soberano e livre da fome. Receba o abraço saudoso do
Luiz Inácio Lula da Silva”















