Lula terá cela especial, mas comerá quentinha e receberá só parentes
Ex-presidente será tratado como todos os outros presos. Cela separada é exceção, porque foi uma determinação de Moro no documento de prisão
Brasil|Giuliana Saringer, do R7, e Thais Skodowksi, enviada especial do R7 a Curitiba

Membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, o delegado da PF (Polícia Federal) Igor Romário de Paula detalhou nesta sexta-feira (6) as condições que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá enquanto estiver preso na Superintendência da PF na capital paranaense.
Segundo o delegado federal, Lula terá o mesmo tratamento que outros presos. A única exceção é que ele ficará em uma sala isolada, uma cela especial chamada "Sala de Estado Maior", a pedido do juiz Sérgio Moro.
— Uma sala simples, vazia. Só tem uma cama, uma mesa com cadeiras e o acesso a um banheiro. Mais nada. Essa é a única exceção, porque foi um pedido do juiz. O restante do tratamento da disciplina e da prisão dele será como de qualquer outro preso.
A Sala de Estado Maior tem cerca de 15 metros quadrados. Romário de Paula disse que a cela tem uma janela, que fica para dentro da estrutura do prédio, e explicou que a alimentação será como de outros presos.
O delegado, responsável pela condução da prisão do petista em Curitiba (PR), garante que a cela é o único "privilégio" de Lula.
— O restante das questões como alimentação, visita e visita de advogado, isso tudo vai seguir a regra geral.
A regra da PF determina que os presos recebam visitas às quartas-feiras somente de familiares mais próximos de até primeiro e segundo grau. No caso de Lula, a expectativa é que haja um grande fluxo de pessoas do partido e da militância política tentando falar com ele.
— A regra que está valendo hoje é que esse pessoal [deputados, senadores, políticos e outras pessoas que não sejam parentes próximos] não entra.
Quanto à alimentação, Lula deverá receber diariamente a quentinha, que normalmente é composta por arroz, feijão, salada e carne. Garfo e faca de plástico fazem parque do pacote — mesmo tratamento que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha recebeu no local. No "serviço de quarto" da carceragem estão incluídos ainda café com leite e pão com manteiga.
Lula no IML
Romário de Paula explicou que "em princípio", Lula não deverá passar por exames no IML (Instituto Médico Legal). "O IML é usado sempre que há uma perspectiva de mudança na custódia do preso. [...] Se ele se apresentar aqui [em Curitiba], vai ficar sem ir ao IML", explicou.
Prisão de Lula
O delegado afirma que Lula tem até às 17h desta sexta-feira (6) para se entregar para a PF. Moro decretou a ordem de priosão do petista na noite de quinta-feira (5), depois do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) publicar a condenação de Lula.
O ex-presidente foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá, litoral de São Paulo.
Segundo Romário de Paula, a ordem de prisão será cumprida independentemente do local que Lula se entregue.
— Para a polícia, onde ele se apresentar vai ser considerado cumprido. O cumprimento integral é que ele venha para cá [Curitiba].
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem, além da condenação que o levou à cadeia, outros processos que deverão ter desfecho neste ano ou no próximo. Veja nas imagens a seguir em quais casos ele é investigado
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem, além da condenação que o levou à cadeia, outros processos que deverão ter desfecho neste ano ou no próximo. Veja nas imagens a seguir em quais casos ele é investigado
























