Brasil Marinha envia 40 respiradores de baixo custo para Manaus

Marinha envia 40 respiradores de baixo custo para Manaus

Em meio ao caos na saúde pública do Amazonas, os equipamentos são do tipo Inspire feitos em parceria com a USP

Agência Estado
Marinha enviou 40 respiradores de baixo custo para Manaus para pacientes com covid-19

Marinha enviou 40 respiradores de baixo custo para Manaus para pacientes com covid-19

Divulgação

Em meio ao caos na saúde pública do Estado do Amazonas, a Marinha brasileira anunciou na sexta-feira (15) o envio de 40 respiradores para Manaus. Os equipamentos são do tipo Inspire - respirador de baixo custo desenvolvido por meio de parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo e a USP (Universidade de São Paulo).

Em nota, a Marinha informou que os respiradores ficarão armazenados em seu Centro de Intendência, para apoiar o atendimento na área de saúde no Estado.

Como informou o Estadão neste sábado (16), pelo menos desde o dia 23 de novembro a Secretaria de Saúde do Amazonas sabia que a quantidade de oxigênio medicinal disponível seria insuficiente para atender a alta demanda provocada pela pandemia de covid-19. Nesta semana, o estoque de oxigênio chegou a acabar nos hospitais de Manaus e pacientes morreram asfixiados, conforme relatos de profissionais da área médica.

Na noite de sexta-feira, as Forças Armadas transferiram 12 pacientes de Manaus para São Luís-MA. Além disso, foi realizado transporte de cinco reservatórios de oxigênio líquido de Guarulhos-SP para Manaus.

Últimas