Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Marisa Letícia teve forte participação na vida política de Lula, mas não foi primeira-dama atuante

Ex-primeira-dama foi quem costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores

Brasil|Do R7

  • Google News
Lula e Marisa Letícia foram casados por 43 anos
Lula e Marisa Letícia foram casados por 43 anos

Apesar de não ter participado ativamente de projetos sociais quando foi primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva teve um papel importante na vida política do marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela esteve diretamente envolvida na fundação do Partido dos Trabalhadores, no começo da década de 80. Inclusive, Marisa foi quem cortou e costurou a primeira bandeira do PT. A união dos dois durou 43 anos. Na manhã desta quinta-feira (2), os médicos constataram que ela teve morte cerebral

Reportagem da Folha de S.Paulo, publicada quando Lula foi eleito pela primeira vez, relata que Marisa Letícia era responsável pelas fichas de inscrição que seriam usadas para fundar o PT. O texto diz que a ex-primeira-dama ficou bastante empolgada, a ponto de buscar pessoas nas ruas para se filiarem à legenda.


A prisão de Lula durante as greves do ABC abalou muito Marisa, mas ela mobilizou um grupo de mulheres e organizou um protesto contra as prisões políticas.

Nascida em 7 de abril de 1950 em uma casa de chão batido no bairro dos Casa (sobrenome do avô, que tinha uma fazenda no local), em São Bernardo do Campo, a ex-primeira-dama começou a trabalhar em uma fábrica de chocolates quando tinha 13 anos. Aos 19, casou-se com o primeiro marido, mas logo ficou viúva. O marido, motorista de táxi, fora assassinado quando ela estava grávida de quatro meses.


Depois disso, passou a trabalhar no bar de uma prima e começou a ter contato com a política. No começo da década de 1970, ajudou na campanha de um vereador. Em 1973, conheceu Lula, no Sindicato dos Metalúrgicos. Logo os dois começaram a namorar.

Lula adotou o filho de Marisa, Marcos, e os dois tiveram outros três filhos: Fábio Luís, Sandro Luís e Luís Cláudio. Familiares sempre descreveram a ex-primeira-dama como uma mulher firme, especialmente na educação dos filhos.


Mesmo quando Lula foi eleito, Marisa Letícia fazia questão de que ele reservasse algum tempo para a família. A ex-primeira-dama costumava dizer que “foi pai e mãe” dos filhos, já que o marido estava sempre envolvido com o movimento sindical e, posteriormente, com a política.

Lula e Marisa durante comício da candidatura dele à Presidência
Lula e Marisa durante comício da candidatura dele à Presidência

No ano passado, Marisa Letícia virou alvo de processos em casos envolvendo o marido. Ela foi acusada de ser beneficiária de propina, como no caso do triplex do Guarujá, além de ser acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


Em dezembro, o juiz Sérgio Moro chegou a lamentar ter que aceitar denúncia contra a ex-primeira-dama na Lava Jato.

“Lamenta o juízo em especial a imputação realizada contra Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do ex-presidente. Muito embora haja dúvidas relevantes quanto ao seu envolvimento doloso, especificamente se sabia que os benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobras, a sua participação específica nos fatos e a sua contribuição para a aparente ocultação do real proprietário do apartamento é suficiente por ora para justificar o recebimento da denúncia também contra ela e sem prejuízo de melhor reflexão no decorrer do processo”, argumentou o magistrado.

Em discurso, no ano passado, Lula mostrou indignação com as suspeitas sobre Marisa. 

"Não conheço os meninos [procuradores da Lava Jato], só quero que sejam honestos comigo, que respeitem a dona Marisa. Não sei se eles têm família como eu tenho, mas certamente não são melhores que dona Marisa", disse.

AVC

No dia 24 de janeiro, Marisa Letícia foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Ela já havia sido diagnosticada com um aneurisma, que, devido a uma crise hipertensiva se rompeu. A ex-primeira-dama teve hemorragia no cérebro e o quadro de saúde dela era grave. 

Na manhã desta quinta-feira, o ex-presidente Lula divulgou uma mensagem de agradecimento em sua página do Facebook, em que falava que "a família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.