Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na Amazônia Legal

Medida vale de 22 de maio a 10 de junho e tem como objetivo a fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais

Brasil|Agência Brasil

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na Amazônia Legal
Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na Amazônia Legal Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na Amazônia Legal

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública na área conhecida como Amazônia Legal, em ações de fiscalização, de repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais e de combate aos incêndios florestais e às queimadas.

Leia mais: Brasil ultrapassa marca de 20 mil mortes provocadas por covid-19

A portaria que prevê a ação conjunta com as Forças Armadas em apoio ao Gabinete de Segurança Institucional foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22). Ela se aplica em “atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado” pelo prazo de 20 dias, no período de 22 de maio a 10 de junho de 2020.

A Amazônia Legal é uma área que abrange 61% do território nacional, integrada por nove estados pertencentes à bacia amazônica e pela área de ocorrência das vegetações amazônicas. Atualmente essa área, com uma superfície de aproximadamente 5,2 milhões de quilômetros quadrados, corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão.

Publicidade

Veja também: Governo estuda pagar mais R$ 600 de auxílio, dividido em três parcelas

Além de conter 20% do bioma cerrado, a Amazônia Legal abrange todo o bioma Amazônia, onde está abrigada a mais elevada biodiversidade do planeta; o maior banco genético; e 1/5 da disponibilidade mundial de água potável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.