Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério oferece aplicativo para acompanhar vacina em tempo real 

Segundo a Saúde, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado pelo CPF 

Brasil|Do R7

O aplicativo acompanha situação da vacina de cada cidadão
O aplicativo acompanha situação da vacina de cada cidadão O aplicativo acompanha situação da vacina de cada cidadão

O Ministério da Saúde disponibilizou o aplicativo Conecte SUS para o acompanhamento em tempo real da situação vacinal de cada cidadão brasileiro. Segundo o ministério, cada dose aplicada será registrada na carteira digital de vacinação do usuário, identificado por meio do CPF ou do CNS (Cartão Nacional de Saúde). Também serão registrados o tipo de vacina, seu lote de fabricação e a data em que foi tomada a dose.

Leia também: Anvisa recebe novo pedido de uso emergencial da CoronaVac

"Com esta ferramenta, em virtude da possibilidade de uso de mais de uma vacina na imunização da população brasileira, será possível que o agente de saúde aplique a segunda dose da vacina correta na data prevista, assim como que evite que uma pessoa tome doses de vacinas de laboratórios diferentes, o que poderia acarretar eventos adversos desconhecidos e indesejáveis", afirma a pasta em nota.

Mas a falta do cadastro não impede que a pessoa seja vacinada. O uso do aplicativo não será obrigatório. Caso o paciente ainda não esteja cadastrado nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional poderá registrá-lo no momento do atendimento, utilizando o CPF ou do CNS.

Indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.