Ministros Crivella e Raupp assinam portaria para aumentar pesquisa na área da pesca e aquicultura
Comissão vai ajudar a direcionar investimentos para setor
Brasil|Do R7
Os ministros Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura) e Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) assinaram na manhã desta quarta-feira (16) uma portaria que cria a comissão técnica interministerial para aumentar as pesquisas e dar apoio às políticas de desenvolvimento na área de pesca e aquicultura.
Crivella ressaltou a importância de investir em pesquisa para aumentar o potencial pesqueiro do Brasil.
— Nós temos um paradoxo. Somos o país com maior quantidade de água doce do mundo, uma costa com enorme biodiversidade, ter tantos pescadores e vê-los em situação tão difícil. Não podemos ser campeões em tanta coisa e não colocar peixe barato na mesa dos brasileiros. O caminho é a ciência e tecnologia.
A comissão, segundo o ministro da Pesca, vai ajudar, por exemplo, na elaboração de editais e todas as áreas relacionadas a pesquisa.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
Ministro da Pesca entrega primeiras 40 casas de programa de habitação rural
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, completou dizendo que é hora de "colocar o peixe na mesa do brasileiro" com preços acessíveis. Segundo ele, não é aceitável se pagar por um peixe um valor quase três vezes maior que o de um frango.
— Estimular o desenvolvimento maior da nossa indústria pesqueira toca nas nossa bases culturais. Brasi tem uma costa imensa, o País que mais tem água doce do mundo, não podemos desperdiçar essa oportunidade, aceitar que nossa pesca e aquicultura esteja em nível muito abaixo das nossas potencialidades.
Raupp disse ainda que é pescador amador e que as portas do ministério de Ciência e Tecnologia estão abertas para ajudar nas pesquisas e nos investimentos.
— Nós estamos muito felizes de participar dessa atividade. Eu sou um pescador amador e esse negócio que o ministro Crivella fala em "transformar a tilápia no frango das águas" é fundamental para nós.