Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moro apoia decisão de levar ações penais ao plenário do STF

Supremo decidiu pela mudança da norma na quarta-feira (7). Segundo o ex-ministro, iniciativa "dará mais homogeneidade às decisões da Corte"

Brasil|Do R7

Moro apoia decisão de levar ações ao plenário do STF
Moro apoia decisão de levar ações ao plenário do STF Moro apoia decisão de levar ações ao plenário do STF

O ex-ministro de Justiça e Segurança Pública Sergio Moro mostrou apoio, nesta quinta-feira (8), a decisão do STF de que inquéritos e ações penais contra autoridades que têm foro privilegiados serão analisadas pelo plenário da Corte e não mais pelas Turmas, sugestão que foi feita pelo presidente do tribunal, Luiz Fux.

Leia mais: STF decide hoje de que forma será o depoimento de Bolsonaro à PF

Por meio de suas redes sociais, Moro reforça importância da iniciativa e disse que mudança dará mais homogeneidade às decisões da Corte.

O julgamento de parlamentares pelas turmas havia sido adotado, por meio de uma mudança regimental em 2014, no momento em que começou a ocorrer uma série de investigações da operação Lava Jato, com um grande volume de assuntos penais.

Publicidade

Veja também: Defesa de Moro recorre ao STF para Bolsonaro depor presencialmente

Os ministros justificaram a mudança agora por entender que não há mais necessidade de que as Turmas cuidem de assuntos penais. Na prática, a alteração pode fortalecer a Lava Jato, uma vez que julgamento de casos referentes à operação precisará do voto de até 11 ministros do plenário — e não mais de 5 ministros de cada uma das turmas.

"Nos crimes comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, os Deputados e Senadores, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e o Procurador-Geral da República, e nos crimes comuns e de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, da Constituição Federal, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente, bem como apreciar pedidos de arquivamento por atipicidade da conduta”, afirma texto de emenda regimental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.