Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Mudanças de comportamento no mercado de trabalho são tema do Estúdio News deste sábado (1º)

Programa discute como a diferença entre gerações com objetivos de vida tão diferentes torna as adaptações mais complexas

Brasil|Do R7

  • Google News
Fernando Ladeira e Lucas Oggiam participam do Estúdio News deste sábado (1)
Fernando Ladeira e Lucas Oggiam participam do Estúdio News deste sábado (1)

O modo de lidar com o trabalho teve uma mudança brusca de 2019 para 2020, visto os efeitos da pandemia. Segundo pesquisa da Falconi, mais de 40% das pessoas pretendem trocar de emprego em até três anos.

De acordo com Fernando Ladeira, diretor da unidade de negócios da Falconi para soluções de Gente, o mercado hoje tem um comportamento bem diferente do que vimos no passado. “Hoje o emprego é volátil, as contratações são voláteis, você pode ter concorrências por recursos, inclusive com teletrabalho interfronteiras”, diz Ladeira.


“As empresas, os próprios trabalhadores e o mercado como um todo estão chegando no meio do caminho para falar o que é a realidade daquilo que realmente precisamos e queremos dentro da nossa empresa, com as particularidades que cada empresa e cada economia tem, e qual a realidade de expectativa das pessoas e como conseguimos encaixar de forma saudável", destaca Lucas Oggiam, diretor-executivo do PageGroup.

Questões pessoais foram acentuadas e a geração atual que está entrando no mercado de trabalho busca empresas que tenham o propósito alinhado às suas expectativas, um desafio grande para as organizações. Ladeira ressalta que a diferença de gerações torna ainda mais complexa a adaptação.


“As pessoas da geração baby boomers são mais ligadas a poder, a questão econômica e financeira e, muitas vezes, não entendem uma geração que quer estar mais com a família, trabalhar menos e mesmo assim ganhar menos, é mais importante do que status, do que carreira, do que um carro bonito, essa geração às vezes nem liga tanto para essas coisas como as outras gerações ligaram, de fato, é um desafio”, aponta o executivo.

Lucas Oggiam concorda que as pessoas estão dando novo valor para o que é o trabalho na vida delas, mas diz que leva tempo até elas entenderem o que é isso e conseguirem comunicar isso para as empresas.


“Ainda temos algum tempo de adaptação dentro disso, as empresas estão sim patinando no processo de retenção, de tratamento das pessoas, principalmente porque as pessoas estão descobrindo qual a relação que querem ter com o trabalho. Pessoas com mais responsabilidades no mercado e que ainda tem o perfil de que o trabalho vem como prioridade na vida, são os que estão sofrendo mais ainda, porque fazer essa correlação com as pessoas que não tenham o trabalho como prioridade ou que não vão colocar em prioridade em hipótese nenhuma, está sendo mais sofrido, essa transição de geração de expectativas não está sendo fácil para o mercado como um todo, ainda é muito novo e em adaptação”, pontua Oggiam.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.