Para 83,1% da população, acidente que matou Teori foi proposital
Rosinei Coutinho/23.11.2016/SCO/STFO acidente que ocasionou a morte do ministro Teori Zavascki, nome responsável pelas investigações da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal) não foi uma simples fatalidade na avaliação da maioria da população brasileira. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20), pelo Instituto Paraná de Pesquisas, 83,1% da população diz acreditar que a queda do avião Beechcraft C90GT, que levava Teori e outras quatro pessoas, foi proposital.
Questionados se o acidente aéreo com o Ministro do STF Teori Zavascki foi um acidente/fatalidade ou um crime/ proposital, apenas 15,6% escolheram a primeira opção. O 1,3% restante dos entrevistados não respondeu à questão.
O levantamento também questionou sobre a posição dos entrevistados a respeito da nomeação do juiz Sérgio Moro para assumir a cadeira de Teori na Suprema Corte. Mais de terço das pessoas ouvidas (65%) disse ser contra a possibilidade, que é aceita por 31,1% da população. A questão não foi respondida por 3,9% dos entrevistados.
Conheça as vítimas de queda de avião que matou ministro do Supremo
Segundo o estudo, a maior parte dos que são contra a nomeação de Moro declararam ter receio de que a Operação Lava-Jato não prossiga sem o magistrado.
A pesquisa realizada pelo Instituo Paraná de Pesquisas tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 2.000 brasileiros com mais de 16 anos os dias 19 e 20 de janeiro.