Parintins tem tanque de oxigênio 'sequestrado' em Manaus
Prefeito da cidade afirma que também passa por problemas com ocupação total de leitos e estoque de oxigênio zerado
Brasil|Do R7
O prefeito de Parintins (AM), Bi Garcia (DEM), disse que a cidade teve um tanque de oxigênio 'sequestrado' em Manaus por causa do colapso no sistema de saúde provocado pelo aumento de casos de covid-19 no Amazonas.
Leia também: 'Tive que comprar o oxigênio', diz mãe de paciente em Manaus
Segundo ele, a cidade também enfenta problemas e o hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da doença na cidade, está com a ocupação total dos leitos, com o estoque de oxigênio chegando ao fim.
Para normalizar o fornecimento de oxigênio, a prefeitura está viabilizando cilindros para reabastecer o hospital. Empresários locais se uniram para adquirir 24 cilindros de oxigênio que serão doadas ao Jofre Cohen.
"Nós estamos negociando a compra de 45 cilindros de oxigênio que chegarão nesta madrugada no aeroporto que está aberto 24 horas. Vamos fazer uma operação de guerra para que a gente traga esse oxigênio aqui para o Jofre Cohen. Com isso a gente ganha seis horas de abastecimento e vamos passar o dia todo de amanhã negociando para comprar mais oxigênio. Se for preciso fretar aeronaves grandes para trazer mais oxigênio a Parintins, vamos trazer até a chegada de uma nova usina que estamos comprando", assegurou Bi Garcia.
A nova usina de oxigênio que será instalada no Jofre Cohen terá capacidade de produção seis vezes maior que a existente na unidade de saúde. No interior do Amazonas, somente Maués possui esse tipo de usina instalada em Parintins.