Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partidos repudiam desfile militar e veem tentativa de constrangimento

Documento assinado por nove siglas classifica como "inaceitável" a utilização e exposição das Forças Armadas

Brasil|

Desfile militar ocorreu pelas ruas de Brasília
Desfile militar ocorreu pelas ruas de Brasília Desfile militar ocorreu pelas ruas de Brasília

Nove partidos divulgaram nota de repúdio ao desfile militar que ocorre na manhã desta terça-feira (10), em Brasília. Para as legendas, diante dos conflitos do presidente Jair Bolsonaro contra os Poderes e da análise do projeto do "voto impresso", marcada para esta tarde, "o desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional".

"Estranhamente, e diferente das edições anteriores, é a primeira vez que o convite é feito com um ostensivo e desnecessário desfile de blindados militares, injustificável e reprovável por várias razões de interesse sanitário público", declara a nota, relembrando a marca de mais de 550 mil mortes por covid-19 no País.

As siglas classificam como "inaceitável" a utilização e exposição das Forças Armadas, "ainda que permitam", "para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República".

"Neste momento em que o Brasil acumula a trágica marca de quase 600 mil mortes, não tem sentido expor pessoas, inclusive os militares, promover aglomeração e gastar recursos públicos com tal atividade", diz o texto. Em meio à crise sanitária e alta taxa de desemprego e fome, as siglas pedem o compromisso com a defesa dos "verdadeiros interesses" dos brasileiros.

"O povo não quer ver desfile de tanques de guerra, quer vacina no braço, respeito à democracia e instituições e governantes que trabalhem para gerar empregos e para acabar com a fome no país", diz a nota assinada por PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.