Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petróleo encontrado nas praias do Nordeste não é brasileiro, diz Ibama

Série de ações estão sendo realizadas para investigar as causas e responsabilidades do despejo do combustível no meio ambiente

Brasil|

Substância que poluiu praias de diversos Estados do Nordeste é petróleo cru
Substância que poluiu praias de diversos Estados do Nordeste é petróleo cru Substância que poluiu praias de diversos Estados do Nordeste é petróleo cru

A Marinha e a Petrobras constataram, após análises, que substância que poluiu nas últimas semanas praias de diversos Estados do Nordeste é petróleo cru, produzido no exterior, mas de origem ainda não identificada, informou o órgão ambiental federal Ibama, em uma nota publicada em seu site.

Uma série de ações estão sendo realizadas desde 2 de setembro entre Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Marinha e a petroleira estatal, com o objetivo de investigar as causas e responsabilidades do despejo no meio ambiente.

A Petrobras informou na véspera, em um comunicado, que o petróleo não foi produzido nem comercializado por ela e que está contribuindo com a limpeza das praias que apresentaram manchas de óleo, nos últimos dias.

Segundo o Ibama, a petroleira estatal irá disponibilizar ainda um contingente de cerca de 100 pessoas, nos próximos dias.

Publicidade

Os Estados atingidos, informou o órgão, são Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

"Após verificação dos relatórios e gráficos mais recentes sobre a situação das manchas de óleo nas praias do Rio Grande do Norte, os analistas da equipe de monitoramento concluíram que a situação no Estado é estável até o momento", afirmou o Ibama em comunicado publicado no seu site e atualizado nesta quinta-feira.

Publicidade

"Por isso, o grupo de comando foi transferido de lá para o Maranhão, onde estão chegando novos vestígios de óleo. O Ibama continuará acompanhando as ações de limpeza no litoral potiguar."

O Ibama pontuou que, entre os animais recolhidos, uma tartaruga-marinha foi devolvida ao mar por populares e uma tartaruga-oliva foi encaminhada com vida ao Projeto Cetáceos da Costa Branca pra reabilitação, ambas no Rio Grande do Norte.

"No Maranhão, uma das tartarugas oleadas encontradas estava viva e foi devolvida ao mar por populares. Os demais animais encontrados estavam mortos ou morreram posteriormente", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.