PF apreende cobras e lagartos em mala trazida da Europa para o Brasil
Animais exóticos foram localizados em meias e dentro de potes plásticos
Brasil|Do R7

A PF (Polícia Federal) apreendeu nesta sexta-feira (15), no Aeroporto de Guarulhos, 18 cobras e 12 lagartos na mala de um brasileiro que desembarcava de um voo europeu.
O dono da bagagem foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando, maus-tratos aos animais, introdução de espécime animal no País sem parecer técnico oficial favorável e licença, receptação e falsidade ideológica.
De acordo com a PF, o homem que portava a mala foi abordado por funcionários da Receita Federal nos canais alfandegários assim que desembarcou no País. Ao realizar a inspeção na bagagem, os fiscais localizaram os animais sem qualquer tipo de documentação que autorizasse o seu transporte ou introdução deles no País.

PF diz que os animais silvestres foram localizados em condições precárias, envoltos em meias femininas e dentro de potes plásticos.
Após uma busca na internet, foi identificado que o detido possui anúncios de animais semelhantes em uma rede social.
O brasileiro que transportava os animais foi conduzido à delegacia com testemunhas e uma equipe de servidores do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O órgão afirma que aplicará uma multa que ultrapassa os R$ 100 mil ao viajante pela posse dos animais.
Aos policiais, o viajante disse que não adquiriu os animais para comércio e que os havia comprado em Portugal, pagando por eles cerca de R$ 3.000 (800 euros).
Com a realização de uma das maiores competições esportivas do mundo em território nacional, aumenta a chance de que novas pragas cheguem ao País nas bagagens dos inúmeros turistas que desembarcam no Brasil. Para conter a entrada dessas espécies in...
Com a realização de uma das maiores competições esportivas do mundo em território nacional, aumenta a chance de que novas pragas cheguem ao País nas bagagens dos inúmeros turistas que desembarcam no Brasil. Para conter a entrada dessas espécies invasoras, o Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional), do Ministério da Agricultura, está de olho em portos, aeroportos e fronteiras. Essas fiscalizações já renderem a apreensão de itens inusitados e estranhos, como ervas, ovos, frutas e até restos de animais. Confira algumas dessas apreensões nas imagens a seguir




























































