PF busca grupo que comprava celulares com dinheiro falso
Operação Derrame cumpre seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão na área metropolitana da capital do Paraná
Brasil|Do R7
A PF (Polícia Federal) do Paraná faz buscas nesta quarta-feira (1º) contra um grupo acusado de usar dinheiro falso para comprar celulares.
A Operação Derrame cumpre 16 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Curitiba e Contenda.
O uso das cédulas falsas de R$ 100 era feito através da compra de aparelhos celulares anunciados em uma plataforma virtual.
Leia também
Segundo as investigações, um dos suspeitos monitorava os anúncios de venda de aparelhos celulares na plataforma e criava, para cada contato com os vendedores, um usuário falso para iniciar a negociação. Os outros integrantes da quadrilha passavam-se pelos usuários falsos criados e iam até as residências das vítimas para comprar os aparelhos com o dinheiro falsificado.
O grupo é suspeito de praticar um grande número de ações criminosas. Em cada compra eram repassadas entre 15 e 25 cédulas de R$ 100 falsas. Os celulares eram depois revendidos.
Os presos serão indiciados pelo crime de moeda falsa, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 12 anos de reclusão.