Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF identifica 'aumento significativo' de ameaças cibernéticas

Investigação da corporação já identificou a invasão de 141 dispositivos eletrônicos, como câmeras e babás eletrônicas, durante pandemia da covid-19

Brasil|

PF alerta ainda que 'criminosos utilizam campanhas falsas para obter dados'
PF alerta ainda que 'criminosos utilizam campanhas falsas para obter dados' PF alerta ainda que 'criminosos utilizam campanhas falsas para obter dados'

A PF (Polícia Federal) informou ter detectado um aumento significativo de ameaças cibernéticas durante a crise do coronavírus. Uma das investigações da corporação já identificou a invasão de 141 dispositivos eletrônicos, como câmeras e babás eletrônicas, das casas de famílias de 35 cidades. A PF alerta ainda que "criminosos utilizam campanhas falsas para obter dados bancários e informações pessoais para o cometimento de crimes cibernéticos".

As campanhas falsas são realizadas por diferentes meios como e-mails, links, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas e outros canais, indica a corporação. "Não seja vítima de fraudes! Verifique a origem e se proteja", alerta a corporação.

A PF recomenda que a população busque informações sobre as ações federais em canais oficiais e ainda emitiu orientações básicas quanto aos principais golpes identificados. Confira:

- Links: não clique em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias, não preencha dados de cartões de crédito em formulários e nem informe dados de cartões de crédito e senha em ligações telefônicas. Procure as informações junto ao seu banco nos canais oficiais.

Publicidade

- Boleto falsificado: códigos de barras podem ser facilmente alterados. Fiquem atentos ao nome da empresa e valor do pagamento. Qualquer dúvida, entre em contato com o credor e emissor do boleto ou com a sua instituição bancária.

- Empréstimos: Se aproveitando do momento de dificuldades financeiras, golpistas oferecem facilidades em refinanciamento de dívidas e empréstimos consignados. Desconfie das ofertas de dinheiro fácil.

Publicidade

- Golpes usando Whatsapp: solicitações de empréstimos e transferências oriundas de contatos no Whatsapp podem ser golpes. Ligue para o seu contato e confirme a solicitação.

- Voucher auxílio emergencial: diversas mensagens disparadas por meio de aplicativos como Whatsapp, SMS, e-mails e até telefonemas têm solicitado informações para cadastro dos beneficiários do auxílio emergencial aprovado pelo Governo Federal. Não informe os seus dados nesse tipo de mensagem.

- Campanhas de doação: Em momentos de crise é muito comum surgirem campanhas de doação de todos os tipos. Certifique-se de que as pessoas/instituições por trás da campanha existem e são realmente sérias. Procurem informações nos canais oficiais das empresas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.