Planalto diz que foto oficial de Temer passará por ajustes
Na imagem, o presidente usa a faixa presidencial ao lado da bandeira, com céu azul ao fundo
Brasil|Do R7, em Brasília
O Palácio do Planalto disse nesta quarta-feira (25), em nota, que o retrato oficial do presidente, divulgado na imprensa, ainda passará por ajustes.
— A foto é uma versão preliminar da foto oficial do Presidente Michel Temer. Assim que finalizada, a foto oficial será disponibilizada à imprensa com as informações solicitadas.
Mais cedo, o R7 havia divulgado com informações de fontes do palácio, que o presidente Temer havia definido, cinco meses após assumir o posto, o retrato oficial como presidente da República. Essa informação foi agora negada oficialmente pelo Planalto, que diz que trata-se de uma versão preliminar.
A imagem é uma tradição entre presidentes e costuma ser pendurada em órgaõs da administração federal e em uma galeria no térreo do Palácio do Planalto.
Temer foi fotografado por Orlando Brito, um premiado e conhecido fotógrafo do poder em Brasília há cinquenta anos. A produção da foto é do publicitário do PMDB Elsinho Mouco.
Na imagem preliminar, Temer aparece com a faixa presidencial, com a bandeira do Brasil ao lado, a frase 'Ordem e Progresso' aparente, e com um céu azul ao fundo. Temer resisitiu ao uso da faixa, chegou a dizer em entrevista que só iria usá-la para entregar ao sucessor. Também resistia a fazer a foto por achar que não deveria haver um 'culto a personalidade'.
Os elementos da foto passam uma imagem de serenidade e de compromisso com as mudanças. A escolha da bandeira com Ordem e Progresso se associa ao lema da gestão Temer, Ordem e Progresso. O fundo do céu azul também lembra a logomarca de sua gestão.
A foto de Temer foi tirada em dezembro no Palácio do Jaburu, residência da vice-presidência e onde ele ainda mora. Além desta versão, há várias opções de fundo, assim como cores de gravata, com ou sem a faixa presidencial.
O retrato oficial de Dilma Rousseff foi tirado ao ar livre no Palácio da Alvorada, com as colunas ao fundo. Luiz Inácio Lula da Silva, no primeiro mandato, optou por uma foto em estúdio, com a bandeira do Brasil ao fundo, sem a faixa. No segundo mandato, usou a faixa e fez foto na área externa do Palácio da Alvorada, parecida com a que Dilma Rousseff escolheu quatro anos depois. Fernando Henrique Cardoso, no segundo mandato, optou por uma foto interna, usando a faixa presidencial e com livros ao fundo.