Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por eleições e Enem, início do horário de verão é adiado

Data foi atrasada a pedido do TSE e do MEC; início do horário de verão agora está programado para 18 de novembro

Brasil|Thomaz Kravezuk, do R7*

Calendário eleitoral e estudantil atrasou o horário de verão
Calendário eleitoral e estudantil atrasou o horário de verão Calendário eleitoral e estudantil atrasou o horário de verão

A Presidência da República decidiu adiar o início do horário de verão este ano de 4 de novembro para 18 de novembro.

O começo do horário já havia sido adiado para não entrar em conflito com o segundo turno das eleições gerais(em 28 de outubro) e agora será atrasado novamente para não prejudicar a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado em 4 e 11 de novembro.

A decisão foi comunicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

O início do horário de verão estava previsto para 4 de novembro, após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) solicitar o adiamento. Porém, a data coincidiria com o primeiro domingo de provas do Enem. Então, o Ministério da Educação solicitou mais um atraso para minimizar confusão e problemas aos participantes.

Publicidade

O decreto presidencial com a data de vigência do horário de verão será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Atualmente, o horário de verão é adotado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O primeiro turno das eleições está programado para ocorrer em 7 de outubro e o segundo turno vai acontecer em 28 de outubro. Em ambas as datas, o pleito ocorre das 8h às 17h — sempre no horário local.

Publicidade

O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro, em todo o Brasil. O Inep prevê a aplicação do exame para 5,5 milhões de participantes. Os portões dos locais de aplicação fecham às 13h e as provas começam às 13h30. Todos os estados devem seguir o Horário de Brasília.

*Estagiário do R7​, sob supervisão de Diego Junqueira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.